Filter
Quality grade Reviewed
Identifications Captive / Cultivated
Geoprivacy Taxon Geoprivacy
Show only
Select All, None
Place
  clear
Not in place
Taxon
Observed on
Order
Exact Rank
Highest Rank
Lowest Rank
Icon
Photos / Sounds
Species / Taxon Name
Observer
Place
Actions

Photos / Sounds

What

Cerulean Flax-Lily (Dianella ensifolia)

Observer

liana

Date

September 15, 2016

Description

Observado por Thiago

Dianella é um género botânico pertencente à

Família Hemerocallidaceae. Na classificação taxonômica de Jussieu,
Dianella é o nome de um gênero botânico, ordem Asparagi, classe Monocotyledones com estames perigínicos.

Nome científico: Dianella
Classificação superior: Liliaceae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Hemerocallidaceae
Género: Dianella

Photos / Sounds

What

Oleander (Nerium oleander)

Observer

liana

Date

September 15, 2016

Description

Observado por Thiago

O oleandro, também conhecido como loendro, loandro, aloendro, loandro-da-índia, alandro, loureiro-rosa, adelfa, espirradeira, cevadilha ou flor-de-são-josé, é uma planta ornamental extremamente tóxica, da

Família Apocynaceae.
Nome científico: Nerium oleander
Classificação: Espécie
Classificação superior: Nerium
Estado de Conservação: Pouco preocupante

É um arbusto grande, podendo ter por volta de 3 a 5 m de altura. Suas flores podem ser brancas, róseas ou vermelhas. É uma planta pouco exigente se tratando de temperatura e umidade.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oleandro

Photos / Sounds

What

Crotons (Genus Croton)

Observer

liana

Date

September 5, 2016

Description

Observado por David Luan

Marmeleiro-do-mato é uma espécie de arbusto predominante da caatinga, chegando a quatro metros de altura. Existem outros nomes conhecidos dessa espécie, como Marmeleiro preto ou Marmeleiro branco.

Reino: Plantae
Divisão: Angiosperma
Classe: Dicotiledónea
Ordem: Euphorbiales
Família: Euphorbiaceae
Género: Croton
Espécie: C. sonderianus
Croton sonderianus

Photos / Sounds

Observer

liana

Date

September 5, 2016

Description

Observado por David Luan

Planta conhecida popularmente como Quipá,Gogóia,Cumbeba,Palmatória,Palmatória Miúda, entretanto seu nome científico aceito atualmente é Tacinga inamoena,sendo seu sinônimo científico Opuntia inamoena. Pertence a família Cactaceae, ou seja, é um cacto, sendo, portanto parente dos representantes famosos dessa família, como o mandacaru, facheiro, xique-xique e coroa-de-frade.
Apresenta espinhos muito pequenos que estão agrupados em tufos, sendo muito irritantes (inamoena quer dizer não amigável). Suas flores são de cor laranja-escuro que, podem ser vistas durante o dia. Seus frutos redondos (4,0 cm) variam do amarelo ao laranja fosco, têm polpa carnosa. Ao manipular os frutos deve-se ter cuidado, pois também apresenta pequenos espinhos. Os frutos e caules são de grande utilidade na época de seca, na alimentação dos animais e humana em situações de escassez. Porém, se o gado come a planta sem a retirada dos espinhos, sofre sérios danos em seu tubo digestivo, pois os espinhos pequenos penetram nas mucosas da boca e do esôfago, o que incomoda ao bem estar dos animais.

Dos frutos podem ser feitos doces e geléias. As características químicas, forma, cheiro e sabor do Quipá são similares às dos frutos da Palma forrageira (Opuntia ficus-indica), usualmente consumidos in natura e industrializados. O fruto do Quipá, dado seu potencial nutricional ao conter cálcio, magnésio, fósforo e potássio pode ser explorado como alternativa alimentar e ou como fonte de renda complementar para a agricultura familiar. Na medicina tradicional a planta é utilizada para asma, inflamações e no combate a vermes.

Photos / Sounds

Observer

liana

Date

September 5, 2016

Description

Observado por David Luan

Nome Científico: Cleome hassleriana
Nomes Populares: Cleome, Beijo-fedorento, Mussambê, Mussambê-fedorento, Planta-aranha, Sete-marias
Família: Cleomaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Flores Anuais, Flores Perenes, Plantas Aquáticas, Plantas Palustres
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Sul
Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

O cleome é um arbusto semi-herbáceo e muito florífero, de ramagem ereta, ramificada e espinhenta, que pode alcançar de 0,6 a 1,5 metros de altura. Suas folhas palmadas são compostas por cinco folíolos cada. Estes folíolos apresentam textura rugosa e membranácea, e exalam um cheiro forte característico. As delicadas inflorescências terminais, despontam na primavera e no verão. Elas apresentam formato globoso e são compostas por flores de coloração rósea, branca ou creme, com longos estames. Atualmente ocorrem variedades de diversas tonalidades de rosa, desde o rosa pink até o rosa bebê. As vagens contendo as sementes surgem após a polinização e podemos observá-las nas partes inferiores das hastes florais.

O cleome presta-se muito bem para a formação de maciços ou grupos, além de bordaduras ao longo muros. Podemos utilizá-lo como planta palustre, pois gosta de muita umidade. Também podemos plantar cleomes em vasos grandes e jardineiras. Ele acrescenta um toque romântico ao jardim. Exige pouca manutenção, apenas adubações mensais e regas regulares se não for cultivado em terreno naturalmente úmido. A poda dos ramos mais altos estimula seu adensamento e dá uma aspecto mais compacto. Da mesma forma, a remoção das flores velhas estimula novas brotações e resulta em um período de floração mais extenso. Uma curiosidade: A folhagem da Cleome hassleriana pode ser confundida com a da maconha (Cannabis sativa) por pessoas desavisadas.

Referencia: http://www.jardineiro.net/plantas/cleome-cleome-hassleriana.html

Photos / Sounds

Observer

liana

Date

September 5, 2016

Description

Observado por David Luan

Herissantia tiubae, conhecida popularmente como mela-bode ou também como malva-de-bode, é uma espécie perene, subarbustiva e bastante frequente nas regiões semiáridas do nordeste brasileiro, ocorrendo principalmente em locais abertos. Suas flores possuem pétalas brancas com anteras amarelas dispostas no centro da flor. O pólen é um recurso muito atrativo para as abelhas e principalmente para as espécies de abelhas solitárias. Muitas espécies da família Malvaceae são consideradas plantas daninhas, no entanto essas plantas são fontes importantes de recursos alimentares para as abelhas nativas. Devido à sua importância melífera essa planta favorece a criação e a conservação de abelhas, podendo ser utilizada em jardins de flora melífera.

Malvaceae Herissantia tiubae (K.Schum.) Brizicky

Biomas de ocorrência: Caatinga, Cerrado Período de floração: estação chuvosa

Referencia: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfqsQAD/guia-plantas-caatinga?part=6

Photos / Sounds

What

Dicots (Class Magnoliopsida)

Observer

liana

Date

August 23, 2016

Place

natal (Google, OSM)

Description

Observado por Maria Teresa

Pingo-de-ouro ou violeteira é uma planta ornamental nativa do México muito utilizada em paisagismo. Trata-se de um arbusto lenhoso de ramagem densa amarelo-esverdeada, que fica com cor mais exuberante se exposto a sol pleno. No outono, produz pequenos frutos amarelos, que atraem os pássaros. É usada muito pouco no cultivo de bonsai.

Nome científico: Duranta repens
Classificação: Espécie
Classificação superior: Duranta
Família: Angiospermae/Verbenaceae

Origem: O gênero Duranta repens é do México, já a variedade Aurea é oriunda de seleção hortícola.

Pingo de Ouro (Duranta erecta)
Tamanho: espinhenta, de altura em torno de 1,50 metros, formato irregular. unidades de tamanho padrão, em torno de 12 a 15 cm de altura.

Photos / Sounds

What

Chusan Palm (Trachycarpus fortunei)

Observer

liana

Date

August 23, 2016

Place

natal (Google, OSM)

Description

Observado por Maria Teresa

Nome Científico: Trachycarpus fortunei
Sinonímia: Chamaerops excelsa, Chamaerops fortunei, Trachycarpus wagnerianus, Trachycarpus excelsus, Trachycarpus caespitosus
Nomes Populares: Palmeira-moinho-de-vento, Palmeira-da-china, Palmeira-excelsa, Palmeira-da-sorte, Palmeira-leque, Palmito-elevado, Palmeira-da-fortuna
Família: Arecaceae
Categoria: Árvores, Palmeiras
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, Birmânia, China, Índia, Japão
Altura: acima de 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Palmeira ereta, de trinco simples,originária da China. Pode ser utilizada em vasos, parques e jardins, isoladamente ou em grupos. Deve ser cultivada a pleno sol. Sua altura pode chegar aos 12 metros quando cultivada em terreno com solo fértil e seco. Tolerante ao frio.

Photos / Sounds

What

Chinese Evergreens (Genus Aglaonema)

Observer

liana

Date

August 23, 2016

Place

natal (Google, OSM)

Description

Observado por Maria Teresa

Lírio-da-paz
(Spathiphylum wallisii)

Originário da América Central, o lírio-da-paz (Spathiphylum wallisii ) é uma planta de porte altivo e elegante, suas folhas, de um verde intenso, contrastam com o branco puro de suas flores. Propaga-se por meio de sementes, divisão de touceiras ou por micropropagação e seu florescimento ocorre duas vezes ao ano: de janeiro a março e de julho a setembro.

O lírio-da-paz é uma planta que resiste à baixas temperaturas (desde que superiores a 5 graus), sendo que, no inverno, para que tenha bom desenvolvimento, necessita de temperaturas em torno de 15 graus. O clima ideal para o cultivo é o moderadamente úmido (70%), com temperaturas entre 20 e 27 graus. Quanto à luminosidade, recomenda-se que o lírio-da-paz não fique exposto ao sol direto, pois isso causa o amarelamento de suas folhas e bloqueia seu desenvolvimento. Por outro lado, locais com pouca iluminação devem ser evitados, principalmente porque a falta de luminosidade adequada deixa as folhas alongadas em excesso, muito finas, fragilizadas e reduz acentuadamente a floração.
A terra para o cultivo do lírio-da-paz deve ser úmida, mas nunca encharcada. Deve-se evitar, inclusive, o uso de prato com água sob o vaso.
O lírio-da-paz é uma planta bem bastante resistente a pragas. Geralmente, os problemas que surgem nesta planta estão mais relacionados com erros de regas e luminosidade do que com ataque de pragas. Por sua capacidade de se desenvolver bem em ambientes internos, é uma espécie muito indicada para ser cultivada dentro de casa, desde que receba bastante luminosidade e que o local seja bem ventilado, mas protegido de ventos fortes. Seu uso em jardins internos confere harmonia e suavidade ao conjunto, mas exige cuidados básicos como adubação periódica e regas corretas, sem excessos.

Photos / Sounds

What

Snake Plant (Sansevieria trifasciata)

Observer

liana

Date

August 23, 2016

Place

natal (Google, OSM)

Description

Observado por Maria Teresa

A espada-de-são-jorge ou espada-de-santa-bárbara, (Sansevieria trifasciata ou Sansevieria zeylanica), também conhecida como língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria, é uma planta herbácea de origem africana.

Além do seu uso ornamental, as espadas-de-são-jorge são também conhecidas como plantas de proteção contra o mau-olhado, devendo ser colocadas próximo à entrada das casas.
Os vasos triangulares de cimento compensam os mínimos 35 cm de altura com folgados 80 cm de diâmetro de boca. Em cada um há espaço de sobra para posicionar nove maços de espada-de-são-jorge, distanciados de 15 cm a 18 cm entre si. A
Nas Religiões afro-brasileiras, ela é também chamada de espada-de-ogum (quando tem coloração verde) ou espada-de-oxóssi (bicolor, com bordas amarelas). Esta folha sagrada é uma folha gún (excitante, "quente"), sempre presente nos rituais de sasanha e na realização de águas sagradas denominada de abô.

Photos / Sounds

What

Dicots (Class Magnoliopsida)

Observer

liana

Date

August 19, 2016

Place

parnamirim (Google, OSM)

Description

Observado por Vanessa Dantas

Loro
Laurus nobilis, popularmente loureiro é uma árvore do gênero Laurus da família botânica das Lauraceae. Wikipédia
Nome científico: Laurus nobilis
Classificação superior: Laurus

O loureiro é uma árvore sempre-verde que atinge até 10 metros de altura.[1] Cada flor é verde-amarelo pálido com cerca de 1 cm de diâmetro e são suportadas em pares ao lado de uma folha. As folhas têm de 6-12 cm de comprimento e 2-4 cm de largura, com margem lisa mas em algumas folhas há margem ondula. O fruto é uma pequena baga brilhante e preta como uma drupa com cerca de 1 cm de comprimento contendo uma semente

Photos / Sounds

What

Spearmint (Mentha spicata)

Observer

liana

Date

August 19, 2016

Place

parnamirim (Google, OSM)

Description

Observado por Vanessa Dantas

Hortelã

Nome Técnico: Mentha spicata L. var.crispa

Nomes Populares : hortelã, menta.

Família : Angiospermae – Família Lamiaceae

Planta herbácea perene muito ramificada, rasteira, de folhas aromáticas , de inserção oposta nos ramos, de textura áspera, com a forma oval de base arredondada e de pecíolo curto.

As flores são brancas com sombra violeta pequenas e dispostas em inflorescência tipo espiga terminal nos ramos.

Origem: Acredita-se que é originária da Ásia, chegando no Brasil trazida pelos colonizadores.
As espécies de hortelã são plantas de clima temperado ou ameno, que suportam bem baixas temperaturas mas não o congelamento do solo. Existem também espécies que toleram altas temperaturas.
O espaçamento varia conforme a espécie, mas um espaçamento de 30 a 40 cm entre as plantas é considerado adequado.

Photos / Sounds

What

Avocado (Persea americana)

Observer

liana

Date

August 13, 2016

Description

Observado por Ana Carolina

Abacateiro
Originário da América Central, o Abacateiro é muito cultivado desde tempos remotos e seus
frutos são consumidos em diversas regiões do mundo, sendo de alto valor nutritivo e que apresentam variação quanto ao formato, cor, espessura da casca, superfície (lisa e rugosa), tamanho e peso. Os extratos aquosos elaborados com as folhas de Abacateiro possuem além do óleo essencial: dopamina, serotonina, flavonoides (quercetina, catequina, epicatequina e cianidina), um princípio amargo (abacatina), persiteol, perseita e tiramina. O óleo de abacate é extraído do fruto e é rico em ácidos graxos insaturados, principalmente acido oleico.

abacateiro (Persea americana), uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada em regiões tropicais, inclusive nas Ilhas Canárias, na Ilha da Madeira e na Sicília.

Photos / Sounds

What

Sapodilla (Manilkara zapota)

Observer

liana

Date

Missing Date

Description

Observado por Liana Eloiza

Sapotizeiro
Fruto de uma árvore tropical, o sapotizeiro. &151; É um fruto cônico, de casca fina e coloração castanho escura. A polpa é amarelo-esbranquiçada, às vezes cor de chocolate, transparente, tenra, sem fibras e muito doce.
Inglês: Sapoti
Árvore da família das sapotáceas.

Sapotizeiro (Manilkara achras / Achras zapota) é uma árvore da família Sapotaceae que produz o sapoti ou sapota.

É originário da América Central, desenvolvendo-se em regiões de clima subtropical da Ásia, América e Oceania. Na índia existem cerca de vinte variedades.[1]

Em muitas regiões o fruto deste árvore pode ser comido ao natural, se bem que ele também pode ser muito conveniente na confecção de doces.

Seu látex é utilizado para fabricação de goma de mascar (chicle ou chiclete), cabos de ferramentas e móveis.[1]

O fruto tem para cada 100gr: Calorias 54,10. Água 86,00gr. Hidratos de carbono13,25g. Proteínas 0,47gr. Vitamina A 85 U.I. Vitamina B1 20,00mcg. Vitamina B2 40,00mcg. Vitamina B5 0,24. Vitamina C 6,70mg. Sais: Cálcio 22,00mg, Fósforo 6,00mg, Ferro 0,63mg.

As sementes de sapoti trituradas em decocção são diuréticas e úteis no tratamento da litíase vesical.

A casca da árvore em decocção é febrífuga e adstringente.

Photos / Sounds

What

Starfruit (Averrhoa carambola)

Observer

liana

Date

August 13, 2016

Description

observado por Ana Carolina

A carambola é o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola ), uma árvore ornamental de pequeno porte, da família das Oxalidaceae. Possui flores brancas e purpúreas. É largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. É originária da Índia, sendo muito conhecida na China.
De sabor agridoce, com coloração variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A, C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido à grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite. Seu suco pode ser usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca é utilizada como antidisentérico, por possuir alto teor de tanino - cujo poder adstringente pode prender o intestino.
É considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida essencialmente em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas. Começa a produzir frutos em torno de quatro anos de existência, dando em média duzentos frutos, podendo durar de cinquenta a setenta anos. A fruta parece uma estrela quando cortada e tem cinco gomos.

Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, caldas, sucos e conservas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flores e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas.

Photos / Sounds

What

Breadfruit (Artocarpus altilis)

Observer

liana

Date

August 13, 2016

Description

Observado por Ana Carolina

fruta-pão
substantivo femininoANGIOS

árvore de até 15 m ( Artocarpus incisa ) da fam. das moráceas, de raiz vermífuga, folhas grandes, coriáceas, penatipartidas, flores apétalas, pequeninas, as masculinas em espiga e as femininas em receptáculos onde se formam os frutos compostos; castanheira, rima [Nativa da Ásia, é cultivada em várias regiões tropicais, por seus múltiplos usos medicinais, para extração de fibras da casca, pelo cerne resistente da madeira e esp. pelos frutos.].
2.
fruto dessa árvore, grande, globoso ou ovoide, de casca verde ou amarelada e polpa com aroma peculiar, consistência e sabor como os do pão fresco, consumida assada ou cozida, com sementes tb. comestíveis, semelhantes à castanha, ou com sementes abortadas, em variedades cultivadas.
Os frutos são grandes, redondos como melões, e chegam a pesar 3 quilogramas. Sua casca é de cor verde-amarelada e sua polpa é amarelo-escura nas frutas de massa e amarronzada na variedade com sementes.

Photos / Sounds

What

Dahlias (Genus Dahlia)

Observer

liana

Date

August 13, 2016

Description

observado por Ana Carolina

Originária do México, a dália (Dahlia pinnata) é uma flor com raízes tuberosas, que além de fixar a espécie no solo, promove a reserva de nutrientes. Segundo a paisagista Clarisse Kopp, a flor é cultivada desde o império Asteca. “Hoje encontramos muitos cultivares devido ao desenvolvimento de híbridos com cores e formas diferentes. As mais comuns são a dália pompom e a dália rosa de sol”, completa. No cultivo, a flor não exige muita manutenção, mas é importante retirar as ervas daninha para ajudar no crescimento e desenvolvimento da planta.

Com boa durabilidade, a espécie é usada tanto em áreas verdes, quanto como flor de corte. Para incentivar a floração, que normalmente ocorre no verão, Clarisse relembra o segredo dos avós paternos, conhecidos pelo belo jardim de dália. “Minha avó retirava e juntava as cinzas do fogão à lenha e, posteriormente, meu avô utilizava como adubo no cultivo da flor”.

VARIEDADES

A flor apresenta grande variedade de tons, entre rosas, vermelhos, amarelos, laranja, além da cor branca. “No formato, há as flores maiores e mais tradicionais, as fofinhas com aparência de um pompom e as com pétalas fininhas”, explica a paisagista.
JARDIM

Segundo a paisagista, é possível cultivar a flor próxima de outras espécies. Mas, vale lembrar que o porte muda de acordo com a variedade, atingindo de 30 cm a 1, 5 m de altura. Por isso, tenha cuidado para não criar sombras nas plantas menores.

Photos / Sounds

What

Waterberries (Genus Syzygium)

Observer

liana

Date

August 13, 2016

Description

Observado por Ana Carolina

Nome científico: Syzygium jambos
Classificação: Espécie
Classificação superior: Syzygium

O jambo-rosa, ou jambo, é o fruto de uma espécie de Jambeiro, Syzygium jambos.[1] Pertence ao gênero Syzygium e à família Myrtaceae, que inclui também a goiaba, a pitanga, o jamelão, a jabuticaba e o eucalipto. São frutos piriformes (em forma de pêra), com casca lisa e cerosa, rosada, esbranquiçada, amarela ou laranja-amarelada,[2] polpa consistente e branca, e uma ou mais sementes de formato esférico no seu interior. É também conhecido como jambo-amarelo [3] ou jambo-amarelado.[4]

Há três espécies principais de Syzygium cujos frutos são conhecidos como jambo, todas nativas do continente asiático:

S. malaccense: Jambo-vermelho, com frutos vermelhos, adocicados e levemente ácidos;
S. jambos: Jambo-rosa, com frutos esbranquiçados, de sabor fraco;
S. jambolana: Jambo-rosa, com frutos rosados, sabor semelhante ao jambo-vermelho. Também cultivado como árvore ornamental, pela profusão de flores com longos estames rosados.
Esta passagem carece de fontes
Em algumas regiões, o jamelão, fruto pequeno e negro da Syzygium cumini, é conhecido em certos lugares como "jambo","Jambre" ou "jambolão".

Photos / Sounds

Observer

liana

Date

August 20, 2016

Description

Observado por Liana Eloiza

Chrysanthemum, de nome vulgar crisântemo (em grego χρυσἄνθεμο transl. Krysanthemo), é um género botânico pertencente à família Asteraceae.

É uma planta de tradição de cultivo milenar nos países asiáticos. É considerada uma planta de dia curto.

Em grego, crisântemo significa "flor de ouro". Esta planta é cultivada há mais de 2.500 anos na China e é considerado uma das plantas nobres chinesas (as outras são o bambu, a ameixeira e a orquídea). Era o distintivo oficial do exército e uma exclusividade da nobreza.

Foi levado ao Japão pelos budistas. Por sua semelhança com o sol nascente, acabou por se tornar um símbolo do país, inclusive o trono do imperador era conhecido como o "Trono do Crisântemo". Existia a lenda de que uma única pétala da flor, colocada no fundo de uma taça de vinho, traria vida longa e saudável.
Da família Asteraceae, o crisântemo tem origem asiática – provavelmente apareceu na China, de onde veio a maioria das espécies que compõem as linhagens a partir das quais foram desenvolvidas as cultivares atualmente em uso no mundo. Há relatos do cultivo da flor de mais de 2 mil anos. No fim do século XVII, ela já era encontrada na Europa e 100 anos mais tarde estava presente nos Estados Unidos. Desde então, o crisântemo tem sido melhorado e selecionado na busca por cultivares adequadas a diferentes locais. Hoje há milhares delas – adaptadas às mais diversas condições de plantio.

Boa parte das variedades encontradas no mercado brasileiro é descendente de plantas oriundas do Japão. Elas começaram a ser disseminadas por aqui com a chegada dos imigrantes daquele país a partir do início do século passado. O Brasil também conta com cultivares de origem europeia, trazidas por holandeses que se estabeleceram aqui.

O crisântemo se desenvolve bem em períodos de dias curtos, florescendo naturalmente no inverno. Mas a produção durante o ano inteiro é possível quando o plantio é realizado em estufas dotadas de tecnologia para escurecimento artificial.

Photos / Sounds

What

Blackberry Lily (Iris domestica)

Observer

liana

Date

August 19, 2016

Place

Parnamirim (Google, OSM)

Description

Observado por Vanessa Dantas

Nome científico: Lilium
Classificação superior: Lilieae
Classificação: Gênero
O lírio-amarelo forma uma touceira resistente e perene, cujas folhas em forma de fita arqueiam-se, o que resulta numa bela moldura para as flores com desenho de trombeta. Embora apresente o mesmo formato de flor de vários exemplares da mesma família, esse gênero exibe sua vistosa floração apenas por um dia. No entanto, o florescimento dura muito tempo, pois, quando uma flor morre, já existem vários outros botões para sucedê-la, de forma que a planta fica florida por um longo período.
Existem cerca de vinte espécies, vindas da região que vai da Europa central até o leste da Ásia, todas perenes, com vigorosa folhagem verde, contrastando com a florada colorida que desabrocha desde dezembro até fevereiro ou março.
O lírio é o nome dado às flores do gênero Lilium L. da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa, Ásia, América do Norte, e América do Sul [1]. Mais da metade das espécies são encontradas na China e no Japão. As plantas atingem, normalmente, de 1,20 a 2 metros de altura. Várias espécies de lírios também recebem o nome de açucena.

Lírio é também a denominação genérica de várias plantas da família das Liliáceas e Amarilidáceas. Exemplos:

Lírio-do-amazonas - Eucharis x grandiflora, Eucharis amazonica. Também conhecido como Estrela Dalva, Estrela de Belém ou Estrela da Anunciação, espécie largamente cultivada no mundo inteiro;
Lírio-da-chuva Zephyranthes rosea, Zephyranthes candida, Zephyranthes sylvestris..., todas largamente cultivadas no mundo inteiro;
Lírio-tigrado que é um lírio híbrido e várias outras espécies de lírios.

Photos / Sounds

Observer

liana

Date

August 19, 2016

Place

Parnamirim (Google, OSM)

Description

Observado por Vanessa Dantas

Nome científico: Malpighia glabra
Classificação: Espécie
Classificação superior: Malpighia

A acerola, azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas (Malpighia emarginata) é um arbusto da família das malpighiáceas. O fruto se dá numa árvore chamada Aceroleira (mais conhecido como pezinho de acerola). Tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.
O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.[3]

Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da uva. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.

A acerola está dividida em duas seleções: a acerola vermelha e a acerola laranja.

Photos / Sounds

What

Peppers (Genus Capsicum)

Observer

liana

Date

August 19, 2016

Place

Parnamirim (Google, OSM)

Description

Observado por Vanessa Dantas

Pimenta é o nome comum dado a várias plantas, pertencente à família Myrtaceae
seus frutos e condimentos deles obtidos, de sabor geralmente picante. Porém, este termo tem acepções diferentes nos vários países lusófonos.

No Brasil, o termo refere-se tanto às espécies de Capsicum como as de Piper e Pimenta. Já o termo pimento ou pimentão é utilizado para as variedades doces de Capsicum annuum, também designadas como pimentas-doces. As variedades de Piper nigrum são designadas por pimenta-do-reino. O termo malagueta ou pimenta-malagueta é usado para variedades de Capsicum frutescens.

Em Portugal, o termo é aplicado sobretudo para os géneros Piper e Pimenta e para condimentos obtidos a partir de Capsicum, como a pimenta-caiena. Para as plantas do género Capsicum se usam pimento, malagueta ou piripíri; o primeiro é mais usado para as variedades doces de Capsicum annuum e os últimos para as variedades picantes; o termo piripíri refere-se geralmente a Capsicum frutescens.

Embora hajam diversas espécies de pimentas provindas do continente africano, foram os europeus que incluíram em sua culinária a pimenta e deram inicio a domesticação de sua cultivação.

Em Moçambique as variedades de Piper são chamadas pimenta-redonda; piripíri refere-se aos frutos pequenos de Capsicum frutescens, e malagueta às variedades de tamanho maior; em Angola, o termo preferido é jindungo.

Além das referidas acima, existem várias outras plantas que, embora não sejam usadas como especiarias, são também chamadas de pimentas.

A Pimenta síria é uma mistura de especiarias que inclui as pimentas do reino e da jamaica.

Photos / Sounds

What

Lemon Balm (Melissa officinalis)

Observer

liana

Date

August 19, 2016

Place

Parnamirim (Google, OSM)

Description

Observado por Vanessa Dantas

Nome científico: Melissa officinalis
Classificação: Espécie
Classificação superior: Melissa

​A Erva-cidreira é uma planta medicinal, também conhecida como Cidreira, Capim-cidreira, Citronete e Melissa, muito utilizada no tratamento de problemas digestivos.
O seu nome científico é Melissa oficinalis e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e algumas feiras livres. Também pode ser cultiva em casa porque é fácil de plantar e de manter.
é uma erva perene que atinge geralmente de 70 cm a 1 m de altura.
é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã e do boldo, nativa da Europa meridional.

Photos / Sounds

What

Papaya (Carica papaya)

Observer

liana

Date

August 19, 2016

Place

Parnamirim (Google, OSM)

Description

Observado por Vanessa

Nome Botanico:Carica papaya L.
Nomes Populares:Mamoeiro
Família:Família Caricaceae
Origem:Originária da América tropical.

Planta herbácea de altura entre 2 e 10,0 metros, poucas raízes superficiais, caule fibroso e frágil de cor verde acinzentado com as folhas em coroa na parte apical.
As folhas são grandes, verdes e recortadas, com pecíolo de quase um metro de comprimento, oco e frágil.
As flores são masculinas, femininas ou hermafroditas pequenas e branco-amareladas.

O fruto é do tipo baga, de casca fina amarelada quando maduro, polpa sumarenta, doce e perfumada de cor laranja ou amarela com muitas sementes pretas dentro da cavidade do fruto.

Toda a planta tem látex que contém papaína, empregue em indústria para amaciamento de carnes, confecção de queijos, chicletes e na indústria de couros.

O mamoeiro apresenta uma curiosidade:
Plantas masculinas tem inflorescências de longo pecíolo, com estames e anteras bem desenvolvidas mas partes femininas rudimentares.
Se chegar a produzir frutos, este é deformado. É o chamado mamão-macho.

Nas plantas femininas as flores são amarelas solitárias ou em grupo de 2 a 3 unidades inseridas diretamente no caule.
Os frutos resultantes são arredondados a meio ovais.

Photos / Sounds

What

Rues (Genus Ruta)

Observer

liana

Date

August 19, 2016

Place

Parnamirim (Google, OSM)

Description

Observado por Liana Eloiza

Nome científico: Ruta graveolens
Classificação: Espécie
Classificação superior: Ruta

A arruda é conhecida popularmente como a planta que espanta o mal olhado, também é utilizada na sabedoria popular para provocar o aborto, fazendo descer a menstruação.

Descrição : Planta da família das retaceas, também conhecida como arruda doméstica, arruda de jardins, arruda fedorenta e ruta-de-cheiro-forte.

Trata-se de uma arbustiva muito cultivada em vasos e jardins de todo mundo, devido a suas flores de aroma forte.

Tem consistência lenhosa, de caule ramificado desde na base.

Atinge de 40 à 60 centímetros de altura, granulosa e de coloração verde amarelada.

Possui pequenas folhas verde cinzentas compostas, alternadas, pecioladas, carnudas, glaucas, bracteadas e divididas em segmentos como lobos iguais.

Suas flores são verde amarelada com frutos capsulares e sementes rugosas.

O fruto é capsular, de quatro ou cinco lobos, salientes e rugosos, abrindo-se superior e inteiramente em quatro ou cinco valvas.

Partes utilizadas : Folhas e Flores.

Origem : Sul da Europa

Propriedades :

Analgésica, béquica, emoliente e anti-helmíntica, indicada nos casos de supressão da menstruação, por seu efeito emenagogo.

Também possui efeitos abortivos.

Photos / Sounds

What

Arborvitaes (Genus Thuja)

Observer

liana

Date

August 14, 2016

Description

Observado por Ana Carolina Lemos

Thuja é um género de conífera pertencente à família Cupressaceae, geralmente designadas como tuia, árvore-da-vida, pinheiro-de-cemitério e cipreste. São nativas da Ásia oriental e do Norte da América.
Nome científico: Thuja
Classificação superior: Cupressoideae
Classificação: Gênero

A tuia é uma árvore rústica, semelhante ao cedro, é uma planta ornamental por natureza, mais possui propriedades medicinais, entre elas o tratamento de verrugas.

Descrição botânica

Planta da família das Cupressaceae, também conhecida como pinheiro de cemitério, árvore-da-vida, cedrinho, ciprestes, tuia americana.

Trata-se de árvore frondosa, de ramos folhosos mais ou menos horizontais e com copa no formato de pirâmide. Seu crescimento é lento e pode atingir até 20 metros de altura.

As folhas, tipicamente escamadas, são sempre verdes ou raiadas de amarelo, possuindo uma glândula saliente. Produz cones masculinos e femininos no mesmo pé, de formato levemente globoso, que se abrem quando maduros, apresentando várias sementes.

Os ameríndios usavam a tuia para problemas como dores de cabeça, febre e reumatismo e queimavam-na para "limpar" o ar. A tuia é sobretudo usada em verrugas, embora seja útil noutros problemas infecciosos, especialmente na sinusite, abcessos nos dentes, bronquite, cistite e infecções fúngicas.

Parte utilizada: ramos.

Origem e Habitat: Nativa da América do Norte - Canadá, EE.U.U. (especialmente o estado da Virgínia) encontra-se no Brasil como planta ornamental exótica, está bem adaptada, em locais mais altos do sul e sudeste brasileiro.

Photos / Sounds

What

Conifers (Order Pinales)

Observer

liana

Date

August 14, 2016

Description

Observado por Ana Carolina Lemos

Pinheiro é o nome comum das árvores pertencentes à divisão Pinophyta, tradicionalmente incluída no grupo das gimnospérmicas. Este artigo se refere apenas às plantas do género Pinus, da família Pinaceae.

São nativos, na sua maioria, do Hemisfério Norte. Na América do Norte, com diversidade mais alta no México e na Califórnia. Na Eurásia, eles ocorrem desde Portugal e leste da Escócia até ao extremo oriental da Rússia, Japão, norte de África, o Himalaia com uma espécie formando a floresta de coníferas subtropical, o (pinheiro-de-sumatra) que já cruzou o Equador em Samatra, na Indonésia. Os pinheiros são também plantados extensivamente em muitas partes do Hemisfério Sul.

No Brasil também são chamados pinheiros, espécies que na verdade não fazem parte da família Pinaceae, como a Araucária (Araucaria angustifolia), mais conhecida como pinheiro-do-paraná. Este pertence a família Araucariaceae, que é pequena e nativa apenas do hemisfério sul. Abrange dois gêneros somente: o Agathis, (natural da Austrália) e o Araucaria que aparece no Chile, Argentina e sul-sudeste do Brasil, em regiões de altitude elevada, ou seja, acima de 500 m.
Os pinheiros são plantas perenes e também produzem resinosos. A casca da maioria dos pinheiros é grossa e escamosa. Os brotos são produzidos em inflorescências regulares, que de fato são uma espiral muito apertada aparentando um anel de brotos que surgem do mesmo ponto. Muitos pinheiros são uninodal, produzindo apenas um verticilo de brotos por ano, (de rebentos no início da época de floração), mas outros são multinodal, produzindo dois ou mais verticilos de ramos por ano. Na primavera os brotos são denominados "velas" porque de cor mais clara, apontam para cima e depois escurecem e arrepiam. Estas "velas" servem para avaliar o estado nutricional das plantas.
Os pinheiros são monoicos, ocorrendo cones masculinos e femininos na mesma árvore. Os cones machos são pequenos, com 1 a 5 cm de comprimento, e apenas presentes num curto período (usualmente na primavera ou no outono para outros poucos pinheiros), caindo assim que seu pólen se disperse. Os cones femininos levam de 1,5 a 3 anos (dependendo da espécie) para amadurecer e, depois da polinização, a fertilização pode demorar mais um ano. Na sua maturidade os cones femininos têm de 3 a 60 cm de comprimento.

Photos / Sounds

What

Philodendrons (Genus Philodendron)

Observer

liana

Date

August 14, 2016

Description

Observado por Ana Carolina Lemos

Philodendron imbe é uma planta pertencente a família Araceae, que recebe várias denominações regionais, como curuba, tracoá, tajaz-de-cobra, folha-de-fonte e imbé, sendo a última denominação a mais comum. É geralmente utilizada como planta ornamental.

Características
Imbé usado na onamentação da entrada do Campus do Pici, na UFc, em Fortaleza
Herbácea escandente, perene, vigorosa, com folhagem densa e decorativa.
Folhas em formato cordiforme, alongadas, glabras, brilhantes, coriáceas e muito duráveis.
Flores geralmente raras.

Formas de cultivo
Geralmente apoiada em troncos de árvores ou palmeiras, a pleno sol ou a meia-sombra, em canteiros permeáveis.
Vasos e jardineiras caseiros.
Não tolera baixas temperaturas.
Apresenta maior vigor de crescimento em regiões quentes e úmidas.
Multipilca-se facilmente por estacas em qualquer época do ano.
Ocorrência
Restingas litorâneas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

cujo tronco nodoso chega até 2 metros de altura, e alcança a espessura de um braço humano bem desenvolvido,

Photos / Sounds

Observer

liana

Date

August 13, 2016

Description

Observado por Liana Eloiza

Divisão: Angiospérmicas
Classe: eudicotiledóneas
Ordem: Saxifragales
Família: Crassulaceae
Género: Kalanchoe
Espécie: K. daigremontiana

Kalanchoe daigremontiana (sinônimo: Bryophyllum daigremontianum), também conhecida como Mãe de milhares é uma planta suculenta nativa de Madagascar. Esta planta se distingue pela sua capacidade de se propagar através de reprodução por brotos que nascem nas folhas, caindo no chão e continuando a propagação vegetativa. Todas as partes do planta são venenosa (daigremontianin), que pode mesmo ser fatal se ingeridos por crianças ou animais de pequeno porte.
Podem atingir até 1 metro de altura com, possui folhas lanceolada carnudas que chegam a 15-20 cm (6-8 polegadas) de comprimento e cerca de 3,2 centímetros (1,25 polegadas) de largura. Tem coloração verde médio e meio acinzentado acima das folhas e com manchas roxas embaixo. Plantas adultas também podem desenvolver raízes laterais envolto ao seu caule principal. A planta possui vários nós com dois ou três folhas em cada nó. As folhas da parte superior da plantas tendem a desenvolver desproporcionalmente, fazendo com que a haste principal dobre para baixo, eventualmente, desenvolvem novos caules primários que se estabelecem como plantas independentes. Podem passar por um longo período de floração. A floração, no entanto, não é um evento anual e irá ocorrer esporadicamente.
Nativo do vale Fiherenana, nas montanhas Androhibolava no sudoeste Madagascar. Ela foi introduzida na Flórida, Porto Rico e Hawaii, onde ganhou uma apoio. Pode sobreviver com facilidade em todos os territórios sub-tropical e tropicais do planeta.

Photos / Sounds

What

Orange (Citrus × aurantium)

Observer

liana

Date

August 13, 2016

Description

Observado por Liana Eloiza

Nome Técnico: Citrus sinensis L. Osbeck

Nomes Populares: Laranjeira, laranja doce

Família: Família Rutaceae

Origem: Originária da Ásia

É uma árvore de pequeno porte, em torno de 8,0 metros de altura, tronco de casca acinzentada, muito ramificada de copa densa com forma arredondada.

As folhas são ovais, de textura coriácea, borda lisa, cor verde intenso, exalando perfume quando esmagadas.

As flores são pequenas, brancas, perfumadas, sendo polinizadas por abelhas, que produzem com elas um mel de excelente qualidade.

O fruto é globoso, mais arredondado conforme a variedade, de coloração verde a laranja e casca com óleo perfumado. A polpa é aquosa com cor amarela ou alaranjada conforme a variedade e estágio de maturação.

Frutifica praticamente ao longo do ano, mais intenso de abril a setembro.

Como cultivar

Para plantar uma laranjeira com sucesso a época ideal é na estação mais chuvosa ou durante o inverno nos estados do sul do país.

O clima melhor para cultivo fica com temperaturas entre 23 e 32 ºC, mas a resistência ao frio depende da variedade.
Regiões muito quentes, com temperaturas superiores a 32 ºC e com déficit hídrico não são adequadas para o cultivo desta planta, apesar de que a irrigação controlada poderá resolver um dos problemas.

A laranjeira conhecida como laranja-azeda, utilizada para o preparo de doces em calda e cristalizados é a variedade Citrus auranticum

Algumas variedades de possíveis cultivo são a Natal, Pera e Valência, para a Região Leste e Piralima, Seleta, Valência e Hamlin para o Sul.

Plantio e Adubação

A laranjeira se desenvolve bem em qualquer tipo de solo, mas os areno-argilosos têm melhor resposta. Devem ser profundos, não plantar em solos rasos, o pH é de 6,0 a 6,5.

Se houver muita acidez corrigir com calcáreo na quantidade recomendada pela análise de solos.

Fazer a preparação da cova, maior que o torrão, adicionar areia no fundo, 5-10 litros de adubo animal curtido, 200 gramas de farinha de ossos e 200 gramas de adubo químico NPK fórmula 10-20-20, misturando com a terra para não queimar as raízes.

Não esquecer de regar.

Feeds : Atom