CURITIBA DESTACA-SE NO CNC 2020

Prezados participantes do Desafio da Natureza em Curitiba e RMC

Apesar das limitações decorrentes da pandemia, os resultados foram muito expressivos.
Agradecemos a participação de cada um de vocês!
Observamos três grupos com interesses diferentes:
1) Naturalistas conservacionistas, que focam exclusivamente em organismos selvagens, buscando realizar observações em ambientes mais conservados, com alguns poucos registros em áreas mais urbanizadas.
2) Naturalistas urbanos, que focam na biodiversidade urbana, seja ela nativa ou exótica. Em relação às plantas, fazem o registro de várias espécies cultivadas, com funções ecológicas importantes no meio urbano, como o fornecimento de recursos para insetos e aves, por exemplo; e também o registro de plantas nativas reintroduzidas em bosques, vias públicas, jardins, parques, etc.
3) Naturalistas gerais, interessados na observação e identificação de organismos em geral.
Os resultados tão aguardados do CNC 2020 serão mostrados a seguir. (É possível que ocorram divergência nos valores, quando comparados ao site ou a outros boletins informativos, pois os números vão se atualizando em tempo real.)
Desafio Mundial da Natureza das Cidades 2020:

  • 812.255 Observações;
  • 32.713 Espécies;
  • 41.057 Observadores; e
  • 9.536 Identificadores.

Desafio Nacional da Natureza das Cidades 2020, com a participação de 5 cidades brasileiras:

  • 6.337 Observações (soma das 5 cidades);
  • 1.626 Espécies (considerando que espécies repetidas são pontuadas apenas uma vez, o número não corresponde à soma das espécies registradas em cada cidade);
  • 248 Observadores (soma das 5 cidades); e
  • 294 Identificadores (considerando que um identificador pode ter atuado em mais de uma cidade, o número não corresponde ao somatório do total das cidades).

Curitiba (juntamente com as cidades da RMC) ficou em primeiro lugar em todos os quesitos! Parabéns a todos que contribuíram com este resultado!!! Seguem os números.

Número de Observações – 1° lugar: Curitiba/PR com 2.701, 2° lugar: Rio Branco/AC com 1250, 3° lugar: Manaus/AM com 1.147, 4° lugar: Brasília/DF com 1.037 e 5° lugar: São Paulo/SP com 202.

Número de Espécies – 1° lugar: Curitiba/PR com 782, 2° lugar: Manaus/AM com 457, 3° lugar: Rio Branco/AC com 454; 4° lugar: Brasília/DF com 437, e 5° lugar: São Paulo/SP com 99.

Número de Observadores – 1° lugar: Curitiba/PR com 121, 2° lugar: Brasília/DF com 58, 3° lugar: Manaus/AM com 27, 4° lugar: São Paulo/SP com 24, 5° lugar: Rio Branco/AC com 18.

Agradecemos a todos aqueles que aceitaram o desafio e descobriram que há muita natureza ao seu redor! Não deixem de continuar registrando a biodiversidade pelo iNaturalist! E lembrem-se: nós contamos com a belíssima participação de vocês no desafio do próximo ano!

Atenciosamente,
Larissa Kummer, Jana Magaly Tesserolli de Souza e Gustavo Henrique da Silva Ribeiro
(Membros da UTFPR e integrantes da Comissão Organizadora do Desafio da Natureza em Curitiba e RMC)

Posted on May 5, 2020 08:34 PM by ericfischerrempe ericfischerrempe

Comments

No comments yet.

Add a Comment

Sign In or Sign Up to add comments